Qual a certificação Cisco Professional mais valorizada, hoje?

23/08/2012 11:50

Esta talvez seja uma pergunta que povoa a cabeça de muitos dos recém aprovados no exame CCNA…! Afinal, qual a certificação de nível Professional da Cisco que o mercado tem valorizado mais? Pelo que EU tenho notado, o ranking ficaria da seguinte forma:

  1. CCVP
  2. CCNP e CCSP empatados
  3. CCIP
  4. CCDP

É realmente impressionante a procura por profissionais especializados em soluções convergentes (leia-se aqui IP Telephony, VoIP, Video Conferência sobre IP, IPTV, dentre outros). A própria empresa onde eu trabalho esta com vagas abertas faz algum tempo, sem sucesso no preenchimento das mesmas.

O ponto é: Existe hoje uma demanda maior do que a oferta, e quem sai lucrando desta situação é o profissional que possui as qualificações necessárias! Isso significa salários mais competitivos e o conforto de que, sendo necessário, você não ficará desempregado tão cedo ;-)

O CCNP (segundo lugar atualmente, ao meu ver), segue sendo a certificação de nível Professional “balizadora de mercado”. Grande maioria dos que tiram o CCNA avançam para o CCNP. Parece ser um caminho natural… e ERA! O próprio CCNA, hoje, cobra tópicos que não mais se limitam às tecnologias de Routing & Switching (foco do CCNP). Ou seja, o CCNA está caminhando para formar a base para todas as certificações de nível Professional. O CCNA ainda não cobra tópicos relativos ao CCVP, mas já atira para os lados do CCIP, CCDP e CCSP.

O CCNP segue sendo a certificação de nível “P” mais conhecida pela indústria, mas - ao meu ver - já não é a mais valorizada. Entretanto, o CCNP segue sendo um “porto seguro”. É aquela certificação que não depende de tendências do mercado. Como eu menciono abaixo, há alguns anos, o CCSP estava em alta. Hoje é o CCVP. Mas o CCNP sempre manteve sua procura e seu respeito. É uma certificação “intocável” ;-) .

A próxima da lista já foi a mais valorizada há alguns anos. O CCSP, ainda em alta, tem uma procura bastante grande. Atualmente não tão grande quanto o CCVP, mas maior, talvez, que o próprio CCNP. Por este motivo, coloquei ambas “empatadas” no 2o lugar.

Temos então o CCIP. Esta é a mais nova das certificações “P”, e por este motivo, talvez, ainda não tão valorizada. Outro problema do CCIP é que seu foco é bastante específico: Operadoras. Apesar de 1 de suas provas ser a mesma do CCNP (BCSI) e uma outra ser a mesma do CCVP (QoS), as 2 provas restantes (BGP e MPLS) são bastante focadas no mundo Service Provider (SP).

E finalmente, temos o CCDP. Esta é uma certificação que parece não “decolar”. Apesar de ser bastante interessante, poucas empresas dão à ela seu devido valor. E ela vai ficando ali, no “limbo” das certificações “P” da Cisco. Muitas pessoas optam por tira-la pois, para quem já tem o CCDA e o CCNP, basta fazer um único exame (ARCH). Mas aqui no Brasil, ela ainda não possui o “glamour” que mareceria.