Novo malware WannaLocker atinge celulares e pode roubar dados bancários

03/07/2019 17:37

O WannaLocker, uma nova versão do malware para smartphones conhecido como WannaCry, foi descoberto por um pesquisador de ameaças da Avast. O programa ataca clientes de grandes bancos brasileiros por meio da combinação de três frentes: spywares, Cavalos de Troia de acesso remoto e malwares bancários. De acordo com Nikolaos Chrysaidos, chefe do Laboratório de Ameaças para Mobiles da Avast, um usuário afetado pode ter informações de texto, registros de chamadas, números de telefone e dados de cartões de crédito coletados.

O WannaCry, um surto de ransomware que correu o mundo em 2017, foi uma das maiores ameaças de segurança cibernética dos últimos anos. Os pesquisadores ainda não têm certeza de como o novo malware invade os dispositivos móveis, mas a suspeita é de que isso ocorra por meio de links maliciosos e aplicativos de lojas de terceiros.

Novo malware WannaLocker atinge usuários de smartphones — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Novo malware WannaLocker atinge usuários de smartphones — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo os pesquisadores, um Cavalo de Tróia tenta enganar o usuário com uma interface falsa, que imita a de um banco. O software afirma que há um problema e solicita um login para que a pessoa possa resolvê-lo. Quando as supostas informações de acesso são fornecidas, o malware rouba uma enorme quantidade de dados — fabricante do celular e outros detalhes de hardware, registro de ligações, mensagens de texto, telefone, fotos da câmera, lista de contatos, localização GPS e até gravações de áudio do microfone.

 

Fonte: Tech tudo