Faculdade ou Certificação?

23/08/2012 10:54

Olá leitores, seguem minhas considerações acerca do assunto Faculdade x Certificação.

Existe uma discussão que vem se prolongando há muitos anos e que nunca terá fim, pois encontramos profissionais de sucesso com e sem faculdade e ao mesmo tempo com e sem certificação. Neste caso deixo aos amigos leitores a minha opinião e experiência aos iniciantes que talvez possuam uma situação financeira restrita e que tenham que escolher entre umas delas neste momento da sua vida.

Mas uma coisa tem que ficar clara ao leitor: o mercado de trabalho exige que o profissional possua tanto a faculdade como a certificação, pois ambas se complementam e possuem finalidades diferentes.

A faculdade tem como principal objetivo ampliar o campo de visão do aluno e o tornar um “questionador”, cabe ao interessado procurar outras fontes de informação para complementar o que é aprendido na academia, pois o que nos é fornecido pelos professores é apenas uma pequena fração do que de fato existe sobre o tema estudado e que pode ou não estar tendencioso ao que o instrutor acredita. Esta é uma das razões da palavra “questionar” se encontrar como foco, além de estar fundamentado por pesquisas científicas.

A certificação complementa o estudo e cria especialistas por área de atuação, mas sem informações de mercado e conhecimento de outras linhas de pesquisa fornecidas pela academia pode deixar o profissional bitolado com uma visão limitada do todo.

Desta forma, cabe ao estudante saber criticar a academia, as certificações e ao mercado de trabalho que influência nesta grande discussão, para refletir no momento em que se encontra profissionalmente e para avaliar prós e contras de ambas, a fim de realizar a escolha correta de acordo com o seu objetivo de vida.

Se o leitor se encontra em início de carreira recomendaria optar pela certificação, pois a mesma possibilita ao novato ter acesso a atuar rapidamente na área de seu interesse, desta forma ele poderá validar se realmente é este o seu desejo profissional. A opção pela certificação inicialmente poderá ou não possibilitar ganhos financeiros rapidamente. Mesmo assim a recomendaria até que o iniciante aumentasse o seu grau de maturidade para poder avaliar o caminho que se pretende seguir.

Gostaria de lembrar ao leitor que a faculdade se torna obrigatória em qualquer área de atuação e não existe certificação que a substitua. Um acadêmico com ou sem experiência de mercado pode ou não colocar um profissional certificado na parede ao questioná-lo por possuir uma visão sistêmica, algo que o estudo da certificação não possibilita. A academia existe para criar questionadores e não treinar os profissionais em produtos de mercado.

Mas indiferente da certificação ou faculdade, cabe ao estudante correr atrás dos seus sonhos para ampliar seus conhecimentos.

Somente existe uma receita para o sucesso profissional.

Receita de sucesso = estudo + experiência + maturidade + acreditar em você + trabalho + trabalho + trabalho + aprendizado contínuo.

Fica aos leitores um texto de um profissional com Faculdade + Certificações.

Obrigado aos que chegaram até o final deste texto. Deixe seu comentário! Aceito recomendações para continuar o debate em textos futuros.